domingo, 30 de abril de 2023

KATHE KOLLWITZ, REFERÊNCIA DA ARTE COMPROMETIDA


 

KATHE KOLLWITZ was a German artist who worked with painting, printmaking and sculpture. 

Her most famous art cycles, including The Weavers and The Peasant War, depict the effects of poverty, hunger and war on the working class

As técnicas utilizadas por Kollwitz, são a água-forte, a litografia e a xilogravura e algumas incursões pela escultura. 

Quaisquer delas apresentam as características da clareza, dos traços simples, sem rebuscamentos. Isso respondia a seus anseios de tornar a arte mais popular, acessível àqueles que dela não poderiam fruir em outros espaços, como os museus. 

Respondia também à coerência daquela que acreditava que a arte deveria “ser um acontecimento entre o artista e as pessoas”. Inserida na dinâmica da vida social, seu comprometimento com a causa operária afina-se com a arte no emaranhado da vida cotidiana dos operários, mesclada pela dor, o sofrimento, a violência e a privação. A recusa da beleza da arte convencional explicita o vigor de Kollwitz em contestar a contrastante desigualdade social, especificamente na Alemanha. 

Sem jamais ter registrado sua vinculação a um partido político, sua preocupação com a condição humana era evidente e suscita ainda hoje em nós, o questionamento acerca dos rumos da arte na contemporaneidade


segunda-feira, 24 de abril de 2023

O MUNDO MÁGICO DAS MARIONETES DE RENATO GUIMARÃES

>

Entre os integrantes do grupo  ENTORNO DO CAFÉ LAMEGO e diretamente vinculado às etapas de estruturação, desde o início, da GALERIA CÂMARA CLARA tem, sem dúvida, especial destaque RENATO GUIMARÃES genial criador de inúmeros espetáculos de marionetes.
Uma de suas criações é o vídeo que reproduzimos.

quinta-feira, 6 de abril de 2023

PENA CABREIRA, REFERÊNCIA NO FIGURATIVISMO

A obra de PENA CABREIRA sem dúvida é provocante. 
Criador de um estilo próprio, original, abre para todas as especulações. 
Tem mantido, contudo, uma linha inconfundível, centralizada muito na figura humana. O figurativismo, na onda da arte abstrata, ficou durante um bom tempo sufocado pela diversidade de " ismos" que foram se apresentando. 
Mas graça a artistas como Cabreira, ele se mantém vivo, presente,. explorando todos os aspectos que a Arte comporta manter com o ser humano, 
Cabreira, é pertinente assinalar, se colocou à disposição da GALERIA CÂMARA CLARA para no decorrer deste ano participar de uma exposição conjuntamente com ALEX LETTNIN ( padrinho da Galeria), MÁRIO SCHUSTER e MARCELO SCHLEE, tendo BEN BERARDI como curador e o figurativismo como pano de fundo. 
Particularidade relevante, todos são pelotenses.

P.R.Baptista