quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

VISITAS DE ANDRÉ HUYER

 

Recentemente esteve em visita por duas vezes à GALERIA CÃMARA CLARA o arquiteto ANDRÉ HUYER que mora em Porto Alegre e que desenvolve um importante trabalho na área de Preservação Patrimonial.
Foram dele dois Pareceres nos processos do REBOCADOR A VAPOR SILVEIRA MARTINS e do ENTORNO DO CAFÉ LAMEGO que permitiram , nestes processos que eu estava movendo no Ministério Público, que eles tivessem um fôlego importante. 
No caso do ENTORNO seu Parecer levou inclusive o promotor a sustar, num dado momento, as obras de asfaltamento.
Em suas visitas foi o primeiro a dispor da nossa camiseta com a qual já vem circulando nos círculos artísticos e culturais de Pelotas e de Porto Alegre.
Na foto segura o livro HAVANA 63 de César Dorfman que nos deixou para a Biblioteca da Galeria. 

sábado, 16 de dezembro de 2023

Obras de Di Cavalcanti, Burle Marx e Niemeyer são leiloadas em São Paulo

 

Obras de Di Cavalcanti, Burle Marx e Niemeyer são leiloadas em São Paulo

No cenário das artes, um evento realizado pela Calil Leilões promete agitar os ânimos dos apreciadores de arte e colecionadores. O leilão traz renomadas obras, entre elas peças de Di Cavalcanti, Roberto Burle Marx, Jorge Guinle, Gustavo Rosa, Anita Malfatti, Oscar Niemeyer, Cícero Dias, e mais. O pregão foi determinado pela 11ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, como parte de uma ação de execução judicial.

As 87 preciosidades incluem não apenas pinturas, mas também esculturas, como as da renomada marca Moooi, e faziam parte do acervo do executado, cujo nome está sob sigilo devido ao processo judicial em andamento.

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

EXPOSIÇÃO DE DANIELA LOPES

 


Em razão das alterações que estão feitas na estrutura da Galeria combinamos com a DANIELA LOPES de adiar a exposição que estávamos encaminhando de suas fotos.

Seu trabalho é de nível profissional e pretendemos que inaugure o espaço para a Fotografia no caso  preto e branco. Fica agendado. 

Temos, neste momento, a perspectiva de vários eventos para a Galeria dependendo, cada um, de arranjos a serem feitos e providências a serem tomadas. Mas alternativas e sugestões não faltam. 


domingo, 26 de novembro de 2023

EQUIPE DA GALERIA

 


A Sueto e a Dara integrantes da equipe da GALERIA CÂMARA CLARA num momento de troca de idéias a respeito da organização.

A Sueto quer saber quando vai ocorrer uma exposição  dedicada totalmente a ela. Alega que tem muito material à disposição, fotos, gravuras, textos, pensamentoss, comentários, calendários, objetos, etc., etc.

Alega, também, que seria importante para divulgar suas ideias a respeito do felinismo , que consiste num conjunto de pensamentos e propostas que se apresentam como contraponto ao feminismo movimento que, a seu ver, encontra-se esgotado tendo se afastado de seus propósitos quando de seu surgimento.

Vou aguardar para ver o que vai sair disto.

sábado, 16 de setembro de 2023

SAUDAÇÃO À CAROLINE VEILSON - Ben Berardi


 Essa jovem Artista, Caroline Veilson, faz obras no espaço e no tempo, ao mesmo tempo e no mesmo espaço - só q já serão outros.

Meu primeiro contato com uma obra sua, foi ficar quieto, parado. A obra agia, e, depois, comigo.
Era estranho de tão pessoal. Era longe de tão perto.
Uma escada tecida, e não têm como não pensar em tranças feitas para comunicar, permitir o acesso de alguém q se interessasse.
A guria tem profundidade em imagens, na sua obra. Uma felicidade q só alcançam os q aprendem a se abaixar para ver melhor, ou como uma obra gostaria de ser vista.
Isso é osso! Quando você deseja se abaixar para ver a obra de outro jeito, é pq você já mudou. Ela mudou vocês.
É um prazer ver suas obras. Vi uma, e me agachei. Depois, subi em uma cadeira. Logo estava espiando trás da porta...
A gente deve saudar quando encontra obras assim. De Artistas , assim.
Gratidão, senhora Veilson
Um prazer conhecer suas obras. 

domingo, 27 de agosto de 2023

CASA INVENTARIADA DE 100 ANOS PODE ESTAR PERDENDO UMA PEÇA DE SUA MEMÓRIA

 ....









Neste sábado, no meio da manhã, recebi uma visita que se anunciou pela campainha e me lembrou a cena inicial de O PROCESSO confome descrita por Kafka no seu romance   

Olhando pelo monitor pude observar dois homens de uniforme.

Dirigi-me à porta para atender e, tão logo abro, constato que estão a serviço da Equatorial, a empresa chinesa para a qual foi vendida a CEEE.  .

Num primeiro momento suponho que queiram fazer a leitura do consumo de energia mas a seguir, como me esclarecem, têm a intenção de trocar o contador.

Argumento que a casa é centenária e inventariada e que tenho procurado manter originais as características internas, não só a fachada, ou seja, fazer uma preservação tão integral quanto possível o que inclui peças como o contador.

Já existe, inclusive, uma orientação de que contadores destas casas não sejam colocados na fachada

Explico isto aos funcionários mas , como subordinados, tem ordens de retirar o contador antigo.

Ainda tento argumentar mas me me dizem que, do contrário, se não puderem cumprir a determinação que tem iriam cortar a luz.

Por um instante penso em aceitar a condição, tenho minha conta de luz em dia, seria uma ação radical efetuar o corte.  

Mas diante desta ameaça , sem ter como apelar, num fim de semana sem movimento, depois de já ter passado recentemente por um periodo de dias sem energia por conta da queda do fornecimento,  concordo e peço para ficar com o contador antigo.

Mas isto , me respondem, também não é possível

O contador, me dizem pertence à companhia e devem levá-lo.

Ou seja, conforme me explicam, concluo que a privatização incluiria também os antigos  contadores por mais velhos que sejam. 

Argumentam que se poderia pretender fazer uso dele.

Conforme se pode ver pela foto é um contador da General Electric e na época a empresa deveria ser a Light mais tarde estatatizada por Leonel Brizola.  

À esta altura pela minha resistência tinham chamado um funcionário mais graduado que ocorreu ser um antigo vizinho , que havia vivido como garoto nas imediações.

Procurei, então, obter dele o destino do contador recolhido e me disse que até quinta feira seria enviado para Porto Alegre

Fiquei me perguntando a sorte que teriam, o mais provável é a destruição

Por fim, foi-me deixado um documento  com o registro  do fato e o número de protocolo 1349955

Vou conseguir reavê-lo?

Se não conseguir perde-se a lembrança de algo que fez parte da casa durante décadas sem nenhum outro motivo justificável que não seja a terrível cultura que desenvolvemos de apagar nossa memória .

Numa situação semelhante quando da troca do contador de consumo de água tive a anuência do SANEP e mantenho o antigo relógio ( foto ) como uma peça importante da memória da casa.


A título de conclusão mencione-se que esta casa, localizada na Teles, 564, é o espaço onde está se estruturando a GALERIA CÂMARA CLARA que se colocou como referência importante no decorrer do movimento pela preservação do ENTORNO DO CAFÉ LAMEGO  no qual reivindicou-se , como aspecto central a preservação da pavimentação original da rua com paralelepípedos 


sábado, 5 de agosto de 2023

ALEX LETTNIN NA GALERIA REQUINTE IMÓVEIS

 

Do dia 20 de julho ao dia 2 de setembro, você poderá visitar a exposição “Re-produções” na Requinte Imóveis e prestigiar as obras do artista Alexandre Lettnin.

O artista, natural da cidade de Pelotas e graduado pela UFPel, trabalha com a técnica de xilogravura: uma antiga técnica chinesa em que se realiza o entalhe da figura sobre uma chapa de madeira para, então, reproduzir a imagem. Além disso, também produz as próprias molduras para suas obras com materiais recicláveis.

Serão 14 obras expostas para apreciação do público e cada uma delas contará com sua própria ficha técnica e valor para aquisição.

A exposição é uma parceria da  Galeria Virtual @ami_galeriadearte e com a corretora e marchand  Grazi Wagner ,@graziela_wagner e Requinte Imóveis, 

Endereço Rua Gonçalves Chaves, 769 no horário comercial

quarta-feira, 28 de junho de 2023

GILBERTO ISQUIERDO, UM ARTISTA DE MÚLTIPLO TALENTO

 
Conheço Gilberto Isquierdo, como se diz, de longa data.
Inicialmente como tapeceiro e dedicado , também, a desenhar.
Em ambos os casos demonstrando grande talento.
Mais adiante fui tomar conhecimento do cantor, letrista e compositor.
Mas era pouco, a seguir, mais recentemente, apresentou-se também como escritor lançando o livro Diário de um Ex-Machista. 
O que virá a seguir?
Acho que ator.
Pois Gilberto convidado para participar de uma sessão de autógrafos na CALERIA CÂMARA CLARA  já concordou .
Assim que acertarmos alguns detalhes em que se incluem providências nas condições da Galeria vamos marcar uma data para sua visita.
Seria mais uma etapa dos encontros que talvez ganhem o título de Tertúlias
Enquanto isto, de antemão, vamos ver se deixamos à venda seu livro.   
 

quinta-feira, 15 de junho de 2023

GALERIA CÃMARA CLARA - VISÃO NOTURNA



Fachada da GALERIA CÂMARA CLARA em fase de melhorias e da parceira COSMOS/ BIMTEK   

segunda-feira, 15 de maio de 2023

4GALERIA, UMA BOA PROPOSTA QUE PODE ESTAR FINDANDO

 A galeria, 4GALERIA, uma proposta muito interessante que se propôs a conciliar exposição de quadros com outras atividades e anexando um café num sobrado com terraço na avenida Bento Gonçalves , se encaminha para ser encerrada.
Há a promessa de reiniciar em outro local mas, de momento, fica o que seja possível levar como experiência.                                                                                                                                                 O mercado de Arte não atravessa uma fase muito favorável sendo o motivo principal a questão econômica mas tendo muito a ver também com a dificuldade de levar ao público o trabalho produzido pelos artista.


terça-feira, 2 de maio de 2023

MULHERES QUE FOTOGRAFAM - Daniela Alves

 

DANIELA ALVES  é formada em Cine. Fotógrafa e roteirista.
Está convidada para participar da exposição MULHERES QUE FOTOGRAFAM

domingo, 30 de abril de 2023

KATHE KOLLWITZ, REFERÊNCIA DA ARTE COMPROMETIDA


 

KATHE KOLLWITZ was a German artist who worked with painting, printmaking and sculpture. 

Her most famous art cycles, including The Weavers and The Peasant War, depict the effects of poverty, hunger and war on the working class

As técnicas utilizadas por Kollwitz, são a água-forte, a litografia e a xilogravura e algumas incursões pela escultura. 

Quaisquer delas apresentam as características da clareza, dos traços simples, sem rebuscamentos. Isso respondia a seus anseios de tornar a arte mais popular, acessível àqueles que dela não poderiam fruir em outros espaços, como os museus. 

Respondia também à coerência daquela que acreditava que a arte deveria “ser um acontecimento entre o artista e as pessoas”. Inserida na dinâmica da vida social, seu comprometimento com a causa operária afina-se com a arte no emaranhado da vida cotidiana dos operários, mesclada pela dor, o sofrimento, a violência e a privação. A recusa da beleza da arte convencional explicita o vigor de Kollwitz em contestar a contrastante desigualdade social, especificamente na Alemanha. 

Sem jamais ter registrado sua vinculação a um partido político, sua preocupação com a condição humana era evidente e suscita ainda hoje em nós, o questionamento acerca dos rumos da arte na contemporaneidade


segunda-feira, 24 de abril de 2023

O MUNDO MÁGICO DAS MARIONETES DE RENATO GUIMARÃES

>

Entre os integrantes do grupo  ENTORNO DO CAFÉ LAMEGO e diretamente vinculado às etapas de estruturação, desde o início, da GALERIA CÂMARA CLARA tem, sem dúvida, especial destaque RENATO GUIMARÃES genial criador de inúmeros espetáculos de marionetes.
Uma de suas criações é o vídeo que reproduzimos.

quinta-feira, 6 de abril de 2023

PENA CABREIRA, REFERÊNCIA NO FIGURATIVISMO

A obra de PENA CABREIRA sem dúvida é provocante. 
Criador de um estilo próprio, original, abre para todas as especulações. 
Tem mantido, contudo, uma linha inconfundível, centralizada muito na figura humana. O figurativismo, na onda da arte abstrata, ficou durante um bom tempo sufocado pela diversidade de " ismos" que foram se apresentando. 
Mas graça a artistas como Cabreira, ele se mantém vivo, presente,. explorando todos os aspectos que a Arte comporta manter com o ser humano, 
Cabreira, é pertinente assinalar, se colocou à disposição da GALERIA CÂMARA CLARA para no decorrer deste ano participar de uma exposição conjuntamente com ALEX LETTNIN ( padrinho da Galeria), MÁRIO SCHUSTER e MARCELO SCHLEE, tendo BEN BERARDI como curador e o figurativismo como pano de fundo. 
Particularidade relevante, todos são pelotenses.

P.R.Baptista

domingo, 19 de março de 2023

GALERIA CÂMARA CLARA - PROJEÇÕES

 

Estimados integrantes do grupo.

Quero dedicar um momento a comentar o  andamento de nossa proposta no espaço da GALERIA

 CÂMARA CLARA.

Estamos projetando um calendário com destaque para alguns pontos que consideramos de importância

entre os quais destacamos numa primeira abordagem os seguintes :

1) Exposição MULHERES QUE FOTOGRAFAM

A mostra está dependendo de algumas etapas. Talvez a mais importante seja ainda não dispor de todas as fotos 

2)Sessões de Autógrafos - Seriam retomadas a principio já em Maio com a Joice Lima

3)Teatro de Marionetes com Renato Guimarães

4) Exposição Arte Figurativa com Alex Lettnin, Mário Schuster, Pena Cabreira e Marcelo Schlee com curadoria de Ben Berardi

5)"Reflexões Felinas, Eu Tenho Outras por Dentro" dedicada à GATA SUETO

6) Em estudo também algum evento relativo ao centenário do prédio da Galeria neste momento passando por alterações das quais uma é a "exploração" do sótão ( foto)

Vários outros eventos temos também em mente organizar mas, de momento, destaco os citados     

quinta-feira, 16 de março de 2023

segunda-feira, 6 de março de 2023

OBRAS NA GALERIA


Nova frente de ampliação dos espaços da GALERIA CÂMARA CLARA com aproveitamento do sótão.
Por se tratar de uma casa bem antiga, que está completando 100 anos, com paredes bem altas, a opção de se adaptar um segundo piso se torna bem viável.
O espaço que se ganha é muito grande abrindo diferentes possibilidades de aproveitamento.
Como atelier, pelo apelo da altura e do ambiente aéreo, pode ser bem atraente para artistas. 





domingo, 1 de janeiro de 2023

A ARTE DE MARIONETES DE RENATO GUIMARÃES


Renato Guimarães tem sido um parceiro constante da GALERIA CÂMARA e acompanhou de perto os desdobramentos do movimento que criamos para impedir o asfaltamento do trecho que intitulamos ENTORNO DO CAFÉ LAMEGO.
Seu trabalho com marionetes que, oportunamente, pretendemos expor na Galeria, é de altíssima qualidade e alguns já divulgamos.
Agora por último está se dedicando a criar instrumentistas dos quais o exibido aqui é um exemplo.